Gradient

Transtornos do Movimento

Especialidades Médicas

Transtornos do Movimento.jpg

Clínica e cirurgia para transtornos do movimento

- Mal de Parkinson, Distonia e Tremor essencial

Entre as principais doenças englobadas como Distúrbios ou Transtornos do Movimento, também conhecidas como doenças extrapiramidais, temos a doença de Parkinson, o Tremor essencial, as Distonias, entre outras. Essas doenças se caracterizam pelo acometimento do funcionamento normal de uma região cerebral conhecida como núcleos da base, que é responsável pelo planejamento e execução dos movimentos em conjunto com outras áreas cerebrais.

O tratamento cirúrgico dessas doenças se dá com o implante de eletrodos cerebrais para “reequilibrar” a circuitaria neuronal.

Tremor Essencial

​

Transtorno do movimento mais comum na população, tem nítido acometimento familiar, caracteristicamente melhora com a ingestão com a ingestão de bebida alcoólica e seu tratamento é predominantemente clinico com uso de medicamentos como propranolol, primidona e alguns benzodiazepínicos.

Casos de pouca resposta com tratamento clinico podem ser submetidos ao implante de eletrodos  cerebrais profundo no tálamo, região dos núcleos da base.

Doença de Parkinson

Doença que acomete cerca de 1% da população na sexta década de vida e é caracterizada pela tríade de tremor, rigidez e diminuição da velocidade dos movimentos. Classicamente é conhecida como paralisia agitante devido a paradoxal presença de tremor associada a pobreza de movimentos.

Sabe-se que a doença de Parkinson deve-se a redução progressiva da presença de uma substância cerebral conhecida como Dopamina, que é um neurotransmissor cerebral.

Diante disso os diversos medicamentos utilizados no tratamento da enfermidade visam oferecer ao paciente uma maior disponibilidade de Dopamina. Entre as principais medicações temos a levodopa, pramipexol, entacapone, entre outras. Como a doença é progressiva e associado ao fato de as medicações apresentarem efeito colateral com o tratamento prolongado, quando a tratamento clinico deixa de ser eficaz é oferecido aos pacientes a possibilidade de tratamento cirúrgico. O tratamento cirúrgico tem como alvo o implante de neuromoduladores cerebrais em regiões específicas dos núcleos da base, que variam a depender dos sintomas parkinsonianos preponderantes.

Distonia

São um grupo de doenças inicialmente reconhecidas e descritas em 1911. Caracterizam - se pela contração rápida e involuntária de músculos agonistas (favoráveis ao movimento) e antagonistas (contrários ao movimento). Essa “bi-contração” pode ocorrer em uma região específica do corpo(distonias focais e segmentares) podendo até comprometer a maioria dos músculos do corpo (distonias generalizadas).

​

Essas contrações musculares involuntárias geram movimentos aberrantes de segmentos corporais ou até do corpo todo.

​

O tratamento medicamentoso é pouco eficiente e atualmente as opções terapêuticas principais são a infusão de toxina botulínica nos músculos acometidos, quanto estamos diante de comprometimento de pequenos segmentos corporais como o pescoço ou um dos membros e para as distonias generalizadas a opção terapêutica mais eficiente é o implante de eletrodos cerebrais para realizarmos uma neuromodulação das vias neuronais doentes.